Aumentando a lista ☑️
- Arquivo Sáfico

- 27 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de jan.

Alguém por aí anda a usar a checklist que partilhei no post de dia 6? (Ou no evento do dia 29 de novembro?)
Eu já mostrei como está a minha, nesse post do dia 6, mas espero aumentá-la amanhã!! No entanto, antes de chegar a esta parte da história vou contar-vos mais algumas coisinhas.
Vim passar o Natal a Aveiro (algures). Cheguei dia 23, estava muito frio na Aldeia e dentro de casa mais ainda. 🥶É sempre estranho voltar à aldeia do bullying homofóbico com que levei desde os 6/7 anos. A Aldeia onde aprendi que "caminhava como um rapaz", onde os adultos me diziam que as meninas não podiam jogar à bola, mas nos intervalos da primária jogava na mesma, onde ouvi a minha mãe dizer a uma funcionária muito curiosa com o facto de ser tão diferente da minha irmã, que era bem mais feminina do que eu, "tanto que rezei por uma menina e tinha de vir maria-rapaz", à frente dos outros miúdos do ATL, onde, já na altura do colégio, um miúdo da escola decidiu dizer-me do nada na paragem do autocarro "a minha mãe diz que és uma homezana", entre outras coisas ao longo desses anos. No fundo, onde a minha criança aprendeu que tinha vindo "estragada".
Mas, de volta à aldeia, acompanhou-me a Lesbian Jesus que, casualmente, o livro que tinha comprado em Pré-venda, e que já não sabia quando chegava, chegou precisamente no dia 23, ao meu trabalho, e pude levá-lo comigo na viagem de autocarro pós-laboral. Estive a lê-lo debaixo dos cobertores que o frio era muito, nestes dias natalícios de 24 (comecei) a 26 de dezembro (acabei). Não fosse o querer vestir-me para o dia de Natal (em que usei roupa vermelha que é a minha cor preferida e pus uma gravata porque agora posso) ou o ter de me vestir quando fomos ver as luzes a Águeda e hoje para voltar, tinha passado os dias todos de pijama debaixo das cobertas. O livro chama-se "Where there's room for us". Na minha infância realmente senti que na minha aldeia não havia "room for me". E estava longe de saber que viria a conhecer tantos livros e tantos filmes que retratavam pessoas como eu.
Pegando aqui nisto de as minhas encomendas terem como morada de envio a do meu trabalho, este não é o primeiro livro lésbico/sáfico que lá chega. E tenho alguns colegas que volta e meia perguntam quais são os livros que chegaram e eu mostro. Alguns não se percebe pela capa, e tinha a sua piada contar toda a história sem a "grande revelação" e ver todo o interesse no plot e depois a surpresa de ser um livro com relações entre duas mulheres. Outros a capa deixa bem óbvio.
Em novembro, já não me lembro a propósito de quê (talvez estivessem a falar sobre o que iam fazer no fim de semana?), comentei com o meu colega que ia dinamizar uma conversa sobre livros sáficos de Natal, ao que ele me pergunta o que significa "sáficos". Lá expliquei. Com direito à origem da palavra Sáfica vir de Safo e da palavra Lésbica (que ele já conhecia) vir de Lesbos, algo que também o surpreendeu muito ("Aaaah, lésbica vem de Lesbos"...). Não me surpreendeu que ele não conhecesse a palavra sáfica, ou que não soubesse que lésbica vinha de Lesbos, mas surpreendeu-me ele não saber quem era Safo. Pensei que a poesia de Safo fosse amplamente conhecida.
Numa dessas encomendas de livros lésbicos/sáficos com duas mulheres na capa (neste caso duas meninas, era o livro infantil "Princess princess ever after"), o meu colega ao ver o livro diz "aaaah esse é um livro... ai, não digas, eu sei... aaai, aquela palavra que me ensinaste da outra vez, ah já sei, safónico!!" 🤣🤣 E esteve a tentar mais algumas versões ("safista?"), até eu conseguir parar de me rir e dizer "sáfico". Portanto, suas safónicas que me lêem, aqui têm uma nova palavra. 🤣🤣
Mas voltando ao tema que dá título ao post. Regresso hoje a Lisboa e amanhã vou ter com amigas para vermos filmes sáficos de Natal em conjunto. Não sei ainda quais serão. Suponho que os novos, se já estiverem disponíveis. De qualquer maneira, espero ver pelo menos um dos que estão na checklist e aumentar a lista de vistos com pelo menos mais um "check"! No próximo sábado confirmo-vos. 😝No próximo sábado será também o primeiro post do ano!
Que 2026 seja um ano de muita felicidade safónica para vocês!! 🙏🏽👩🏽❤️💋👩









Comentários