top of page

Ano novo, resposta velha

  • Foto do escritor: Arquivo Sáfico
    Arquivo Sáfico
  • 3 de jan.
  • 3 min de leitura

Atualizado: há 3 dias



Ora, muito bom ano de 2026 a todas as lésbicas, bissexuais e companhia!


No post do sábado passado, contei-vos que tinha uma sessão marcada para ver filmes de Natal Sáficos no dia 28/12 (domingo), que iria aumentar os checks na minha checklist, e fiquei de vos contar que filmes foram. Se não sabem de que checklist estou a falar, podem ver neste link.


Então e que filmes foram, perguntam vocês (ou não...) ?


Vimos 3 filmes de Natal. Dois dos quais estavam na checklist! O outro nem no blog está e quando estiver vai para a categoria de personagens e não de filmes. Foram o "The Christmas Baby", o "A Firefighter's Christmas Calendar" e o "Oh What Fun" , que tem uma personagem lésbica.


Gostei do "The Christmas Baby". Acho uma boa representação, vermos casais lésbicos/sáficos com filhos mas tem partes em que uma pessoa fica triste apesar de saber que no fim tudo irá acabar bem. Ah, e acho uma boa representação porque não se vê muito nos filmes e é uma realidade também, a que se deve trazer visibilidade, mas não, nem todas as mulheres querem ter filhos, claro, nem têm de querer. Para quem tem ou quer ter, é bom podermos ver exemplos na TV.


O "A Firefighter's Christmas Calendar" não achei nada de especial. Foi bom ter visto em conjunto que assim deu para gozar (zombar) em conjunto. Não é muito diferente do que o típico filme de Natal heterossexual e quem gostar de romances super cheesy talvez goste. No entanto, a bombeira não parecia bombeira e creio que nem estava a usar máscara de bombeira quando salvou alguém de um fogo (aliás mal se viu o quartel, disseram que o trabalho como bombeira levava muito tempo mas vimos tudo menos ela a ter de trabalhar, quase), não achei a relação bem desenvolvida, e houve cenas que eu só ficava a olhar para a tela a pensar "O quê? Porquê? Que sentido é que isto faz?"... mas, também..., que interessa um trabalho em Paris quando o amor da tua vida que conheces há um dia está ali na terrinha natalícia? A típica comédia romântica cheesy de Natal, com um twist lésbico.


O "Oh What Fun" não é propriamente um filme lésbico... mas tem uma personagem lésbica. Não gostei desta personagem. E fiquei com a sensação que puseram lá uma lésbica porque é "engraçado" ter uma lésbica vegetariana que leva todos os anos uma namorada diferente pro Natal. Parecia mais uma caricatura do que representação, na minha opinião. Mas gosto da atriz (Chloë Grace Moretz). De qualquer modo, o restante plot do filme é bom, e tem cenas engraçadas e uma boa mensagem sobre a falta de valorização que se dá às mães que preparam o Natal. No entanto creio que foi muito numa de "sim sim temos de valorizar as mães mas continua a ser um trabalho da responsabilidade delas, mas vá vamos começar a ajudar" e não tanto numa de ser efetivamente uma responsabilidade coletiva. Eu já me tinha divorciado daquele marido...


Conclusão, consegui aumentar a lista de checks em dois!


Qual será o primeiro filme sáfico que verei este ano?? Ainda não sei, quando acontecer logo vos conto, mas posso contar-vos sobre os que vi o ano passado, num próximo post! (que não será O próximo porque o próximo vai ser sobre casamento, tendo em conta que até lá passamos pelo dia 8, aniversário da aprovação da lei).


Que filmes sáficos andaram a ver em 2025? E que sugestões me deixam para primeiro filme sáfico do ano?? Deixem nos comentários! 😝


Que 2026 seja um bom ano para todas!!



Comentários


© 2018 - 2026 por Arquivo Sáfico.

bottom of page