top of page

Coletâneas Decadentes

  • Foto do escritor: Arquivo Sáfico
    Arquivo Sáfico
  • 4 de ago. de 2018
  • 1 min de leitura

Atualizado: 24 de jun.


Conhecem Judith Teixeira? Poeta bissexual portuguesa, com obras publicadas nos anos 20, que nos falam de amor e desejo entre mulheres?


Decadência, 1923
Decadência, 1923

A sua Obra Decadência, de 1923, foi atirada à fogueira, a mando do Governo Civil de Lisboa, na sequência de uma campanha liderada pela conservadora Liga de Ação dos Estudantes de Lisboa, contra "os artistas decadentes, os poetas de Sodoma, os editores, autores e vendedores de livros imorais".


Felizmente, apesar da proibição e perseguição, a Obra de Judith Teixeira resistiu até aos dias de hoje e encontra-se incluída em várias coletâneas, nomeadamente "Poesia e Prosa" (2015) e "Judith Teixeira - Obras Completas - Lírica" (2016/2017).




Obras Completas - Lírica, 2017
Obras Completas - Lírica, 2017
Obras Completas - Lírica, 2016
Obras Completas - Lírica, 2016

A coletânea "Poesia e Prosa" inclui cerca de vinte poemas desconhecidos e uma conferência inédita, além de reunir as cinco obras de poesia e prosa que Judith Teixeira publicou em vida.


A coletânea "Judith Teixeira - Obras Completas - Lírica", reúne os poemas de "Decadência", na sua 6ª edição, "Castelo de Sombras", na sua 4ª edição e "Núa", 3ª edição, bem como um conjunto dos seus Poemas dispersos, de traduções e versões.



ree
ree


















ree
ree












Comentários


©2018 por Arquivo Sáfico.

bottom of page