Storygraph, storygraph meu, que livros andei a ler eu?
- Arquivo Sáfico

- há 1 dia
- 6 min de leitura
Atualizado: há 22 horas

No primeiro post de fevereiro dou por encerrado o "ano novo", para passar ao "ano corrente". Mas só no fim do post. Porque até lá, isto ainda é sobre 2025.
Portanto, neste último post sobre 2025, e uma vez que já falei dos filmes que andei a ver no ano anterior, deixo-vos agora os livros que andei a ler. Tinha planeado isto para o último de janeiro, mas as Rebel Dykes chamaram por mim e troquei.
A fazer esta retrospectiva pelo storygraph percebi, sem surpresa nenhuma (para mim), que ando a usar livros como escape, optando por coisas mais leves que deixem de certa forma descansar a cabeça de coisas mais pesadas (e pelos vistos, tenho panca por livros com "fake dating"). E então, tenho de me lembrar neste ano de ler mais não ficção e mais livros que quero muito ler há muito tempo, mas que têm ficado para trás, trocados pelos romances que vão aparecer abaixo. Aceito recomendações (mas na verdade já tenho vários comprados à minha espera)!
Também é engraçado e um tantinho assustador recordar os meus hiperfocos em determinados livros e determinadas autoras e ver quais li de uma assentada.
Deu, ainda, para ver que andei a ler muito mais ebooks do que livros físicos e que também muito pela praticidade que é ler no telemóvel que anda sempre comigo, tenho deixado os livros físicos para trás, o que também quero reverter. Recomecei a ler o "Essa Dama Bate Búe" este ano (tinha começado em agosto mas parei over situationship gone wrong), mas como tem estado a chover tenho medo de o levar comigo e que se molhe, virei-me novamente para os ebooks e primeiro livro do ano foi o "A Guardiã" (versão ebook), que vai ter sessão do Clube de Leitura das BLX no dia 24 de fevereiro, na Biblioteca Orlando Ribeiro.
Mas voltando aos livros lidos em 2025...
Storygraph, storygraph meu, que livros andei a ler eu?
Por norma tenho sempre o objetivo mínimo de ler 12 livros (pelo menos um por mês). A app diz-me que o ano passado li 35:

[14/01] Tinha tudo para dar errado, G.B. Baldassari
[15/01 a 16/01] AMOR FATI, G.B. Baldassari
[16/01] UMA PITADA DE SORTE, G.B. Baldassari (Claramente hiperfoquei nos livros das G.B. Baldassari)
[31/01] The Princess and the Grilled Cheese Sandwich, Deya Muniz
[31/02 a 04/02] Pink Lemonade, G.B. Baldassari (e voltou...)
[06/02 a 08/02] I Think I Love You, Auriane Desombre
[06/02 a 13/02] As regras do jogo, Arquelana
[13/03 a 15/03] A Garota do Topo, Helena Nolasco
[15/03 a 16/03] A melhor amiga da noiva, Lívia Medeiros
[19/03 a 20/03] Debaixo Do Meu Chapéu, Maria Freitas (Para quem leu o post dos filmes, acho que era neste livro que estava a pensar quando falei do filme "Nova & Alice", mas o plot nem é tão parecido assim...)
[03/04 a 04/04] Melhor que inimigas, Pris Santiago
[05/04 a 07/04] Marriage of Unconvenience, Chelsea M. Cameron
[14/04 a 18/04] Eu que não amo você, Maria Freitas e Kah NS
[15/04 a 18/04] Cada seis meses, Clara Duarte
[16/05 a 18/05] Uma Namorada para o Natal, Olivia Ayres (estou a rir muito por ter lido um livro de Natal em maio 😅)
[19/05 a 21/05] Unstoppable You, Chelsea, M. Cameron
[22/05 a 23/05] Unlikely You, Chelsea M. Cameron
[24/05 a 06/06] Unforgettable You, Chelsea M. Cameron
[06/06 a 08/06] Conectadas, Clara Alves (Estou a rir agora da pausa no SMUT para ler um livro infanto-juvenil, muito fofo por sinal)

[16/06 a 27/06] At First Glance, Melissa Tereze
[27/06 a 29/06] Atmosfera, Taylor Jenkins Reid
[02/06] Pardalita, Joana Estrela
[01/07 a 04/07] A Homossexualidade Feminina, Teresa Castro d'Aire
[26/09 a 29/09] Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, Taylor Jenkins Reid (Releitura, fiz uma tertúlia sobre este livro no dia 27/09, para o Bi Fest)
[21/10 a 31/10] Um noivado de farsa para Sofia, Helena Nolasco
[10/10 a 02/11] Manual de ghosting para principiantes, Clara Duarte
[02/11 a 03/11] The Sapphic Inquisition, Ashley Halladay
[04/11 a 06/11] Liz Flores é uma farsa, Victoria Mendes
[06/11] Regime, Rafa Jacinto (Este livro vai ter sessão no Clube de Leitura das BLX, a 21 de julho, na Biblioteca de Marvila, com a presença de Rafa Jacinto)
[ 21/11 a 24/11] Strap In: A super spicy sapphic romance, Lou Morgan (👀)
[03/12 a 07/12] Make My Wish Come True, Rachael Lippincott e Alyson Derrick
[13/12] Princess Princess Ever After, K. O'Neill
[16/12 a 21/12] Make the Season Bright, Ashley Herring Blake
[24/12 a 26/12] Where There's Room For Us, Hayley Kiyoko (Este li na aldeia onde também não havia room for me)
[27/12] A namorada do meu primo, Bia Crespo (Este li na viagem de volta para Lisboa)
Bem, destes 35 livros, os únicos que me lembro de pensar "Quero mesmo ler este" e dos quais tenho mais memória, foram os seguintes:
The Princess and the Grilled Cheese Sandwich/A Princesa e a Tosta de Queijo, Deya Muniz - Já tinha visto online, e achei piada ao título, mas acho que foi só depois de ter ouvido falar dele num evento no Centro LGBTI que fui procurar para ler.
Cada seis meses, da Clara Duarte (ES) - Como assim, um livro sáfico sobre uma pessoa que só vive durante seis meses por ano?
Atmosfera, da Taylor Jenkins Reid - Adorei Os Sete Maridos de Evelyn Hugo e quis ler este da mesma autora, até pela temática do livro me lembrar muito da Sally Ride)
Pardalita, da Joana Estrela - Como assim, uma bd sáfica portuguesa?
A Homossexualidade Feminina, de Teresa Castro d'Aire - Este já tinha lido partes e já tinha mencionado no blog, foi aqui que vi a história da mulher que "ficou lésbica depois de uma anestesia" ao olhar para a enfermeira 😅. Finalmente lá o li todo. Relatos interessantes das lésbicas portuguesas, com entrevistas publicadas em 1996.
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, da Taylor Jenkins Reid - Este foi uma releitura. Gosto muito deste livro. Queria ter relido mais cedo. Hei de reler novamente.
Manual de ghosting para principiantes, da Clara Duarte (ES) - Como assim um livro sáfico sobre "ghosting" literalmente? Li-te-ral-mente! Em que uma das protagonistas morre no prédio da outra depois de uma one night stand ao cair das escadas enquanto roubava a thermomix e lá fica a assombrá-la???? 😂 Esperei muito muito por este livro e achei muito engraçado!
Strap In, da Lou Morgan - Já nem me lembro bem do livro, mas adoro puns (trocadilhos) e double meanings e um livro chamado Strap In com advogadas como protagonistas (eu estudei direito) foi feito para ser lido 😅
Make My Wish Come True, Rachael Lippincott e Alyson Derrick - Queria ler livros sáficos de Natal nesta altura (E tinha feito a tertúlia no dia 29/11), e este é das mesmas autoras do "She Gets the Girl/Ela fica com ela" que também já tinha lido.
Princess Princess Ever After, K. O'Neill - É um livro de bd infantil muito curtinho e muito fofo que quis ler depois de descobrir que havia uma versão sáfica do jogo "Love Letter" com as personagens deste livro, que não conhecia antes.
Make the Season Bright, Ashley Herring Blake - Outro livro de Natal que quis ler, da mesma autora de um livro que gosto muito que é o "Delilah Green Doesn't Care".
Where There's Room For Us, Hayley Kiyoko - Da nossa Lesbian Jesus
Quanto aos restantes, o de Rafa Jacinto foi emprestado. Os outros li mais por acaso. Aparecia um nalgum post das redes sociais e eu pensava "tem ebook barato? vou ler" e, por vezes, depois ia ler mais da mesma autora. Já não me lembro bem deles, logo não devo ter adorado nenhum, mas devo ter gostado de todos. O Conectadas foi fofo e já falei dele antes, o pink lemonade lembro-me que estava a gostar de ler até acontecer qualquer coisa que já não gostei tanto, mas já não me lembro o que foi 😅 (adhd) Tinha de ir reler as sinopses para avisar a memória, mas não deu. Os únicos livros que me lembro de não ter gostado de ler em 2025 não aparecem nesta lista, porque não os acabei e foram abandonados, que são "A pior das boas ideias" e o "Hotshot".
Finalizada a lista, termino assim este post, ainda no sábado, mas por pouco. Até à próxima semana!
PS: No Domingo (que está quase), tudo a votar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (menos quem não puder mesmo, como nas zonas afetadas pela tempestade)
PPS: Se puderem, ajudem! Existem muitos locais de recolha de bens e informações para doações e voluntariado.









Comentários