top of page

Conectadas: tradução de português para português

  • Foto do escritor: Arquivo Sáfico
    Arquivo Sáfico
  • 16 de ago.
  • 2 min de leitura

Hoje andei pelo meu StoryGraph a ver que livros sáficos tenho nos lidos que ainda não tinha no blog para adicionar.


A certa altura deparei-me com o livro "conectadas" que, segundo as minhas "journal entries" comecei a ler no dia 6 de junho deste ano e acabei no dia 8, em ebook.


Sendo um livro brasileiro, naturalmente li em português do Brasil, nem imaginei na altura que viria a ter uma edição portuguesa. Agora a edição portuguesa está em pré-lançamento e sai a dia 20 deste mês.


ree

No storygraph, e outras plataformas do género, ambas as edições brasileira e portuguesa estarão como "portuguese edition", o que pode ser bastante enganador.


Mas como na edição portuguesa Raíssa e Ayla passam de garotas a raparigas, quem ler a capa desta, consegue distinguir bem.


Quem preferir a versão traduzida de português para português pode adquirir este livro em pré-venda AQUI.


Por um lado percebo que existem muitas diferenças entre o português de Portugal e o do Brasil, e que há por cá quem prefira ler em português de Portugal, que é o que conhece e que percebe melhor e com o qual se identificará mais.


Também sei que no Brasil mas depressa "traduzem" e dobram tudo do que aqui, incluindo as poucas novelas portuguesas que passarão por lá.


Por outro lado faz-me imensa confusão traduzir-se um livro de português para português, sendo bastante adepta de uma edição portuguesa de um livro brasileiro manter a escrita intacta com notas de rodapé para as palavras que não se usarem cá. Até porque em Portugal a maioria das pessoas percebe bem o português do Brasil, o que não falta por cá são novelas e músicas brasileiras. Então não percebo porque alguém que perceberá exatamente o que a autora originalmente escreveu irá preferir uma versão modificada em vez de ler a história original, tal como a Autora a criou.


De qualquer modo, para quem prefere assim, ainda bem que existe. Para quem prefere ler a escrita original, infelizmente a wook não tem o livro (físico) brasileiro disponível, mas tem uma versão ebook da Edição Comemorativa com um capítulo inédito.


O livro é muito fofo. Aproveitem.


Continuarei a saga de adicionar tudo o que tenho no storygraph e nas estantes noutro dia. 😝



Comentários


©2018 por Arquivo Sáfico.

bottom of page