Sarah Waters: Filmes
- Arquivo Sáfico
- 11 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 21 de jul.
No post anterior vimos os livros de Sarah Waters. Já tinha postado sobre as minisséries e agora chegou a vez dos filmes!
Para quem leu tudo dos posts anteriores, na verdade já sabem sobre todas as adaptações, mas aqui fica a compilação dos filmes baseados nos livros de Sarah Waters:
Comecemos por "Affinity"...
1999 = 1.º Lançamento -> 2002 = Edição portuguesa -> 2008 = Filme!
Este filme, lançado em 2008, não estreou em Portugal. Tem o mesmo título do livro.
Sinopse: Afinnity conta a história de Margaret, que trabalha como mentora numa prisão feminina. Lá ela conhece Selina, que diz ser médium e que lhe apresentará o mundo do sobrenatural. Porém, esta amizade trará resultados inesperados."
Vi algures pela internet. Posso dizer que gostei do filme (se bem que não tanto como as adaptações anteriores) e que fiquei com vontade de ler o livro, que, infelizmente, se encontra esgotado (em português/Portugal).
Aberto a diferentes interpretações, consoante sejam mais crentes ou mais céticas... Mundo sobrenatural? Burla? Qual a vossa opinião? Deixem nos comentários...
A próxima adaptação a filme foi "The Night Watch".
2006 = 1.º Lançamento -> 2006 = Edição portuguesa -> 2011 = Filme!
Sinopse: "Em 1947, todos têm plena consciência das perdas alheias durante a Guerra. Agora é necessário somar todos os eventos dos anos anteriores e decidir como contabilizar e superar as perdas pessoais".
Este filme, com o mesmo título do livro, foi lançado para a TV, também no canal BBC, à semelhança das minisséries. Não estreou em Portugal.
Vi o filme e li o livro. Não me lembro das semelhanças e diferenças, mas tenho a sensação de que gostei mais do livro. Ou pelo menos, o livro manteve-me interessada apesar de já ter visto o filme. Do filme, ficou a mesma sensação de que gostei, mas não tanto como as séries "tipping the velvet" e "fingersmith". Diria estar num nível semelhante a Affinity, apesar de serem histórias bastante diferentes.
Seguiu-se a adaptação "A Criada"/"Ah-ga-ssi"/"The Handmaiden"
2002 = 1.º Lançamento -> 2004 = Edição portuguesa -> 2005 = Minissérie --> 2016 = Filme!
Sinopse: Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee é contratada para trabalhar para uma herdeira nipónica, Hideko, que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo e tem um plano. Tudo corre como planeado até que Sookee, aos poucos, começa a aproximar-se de Hideko.
Mais uma excelente adaptação do livro "Falsas Aparências/Fingersmith" de Sarah Waters, desta vez pelo realizador sul-coreano Chan-wook Park (Oldboy). Visualmente bastante diferente, tem as suas diferenças e semelhanças no roteiro e uma vibe mais sombria. Ainda que já tenham visto a minissérie da BBC vale muito a pena ver também este filme!
A título de curiosidade, o título original do filme "Ah-ga-ssi" significa "A Lady", sendo sobre a Lady Hideko. Ao contrário do título inglês e português "The Handmaiden"/"A Criada", que se referem a Sookee. O título original escolhido pela Autora - "Fingersmith" - também se refere à "vigarista" Sue (pelo menos, inicialmente). De referir também que nem no filme nem no livro português temos o jogo de palavras do livro original...
E por último, temos a adaptação de "The Little Stranger".
2009 = 1.º Lançamento -> 2011 = Edição portuguesa -> 2018 = Filme!
Sinopse: Quando um médico é chamado para visitar uma casa em ruínas, coisas estranhas começam a acontecer.
Estreia prevista para 30 de Agosto. Não tem representação lésbica/sáfica. Não está na página de filmes do blog, mas fica aqui compilado como um filme adaptado de um livro de Sarah Waters.
Já conheciam estes filmes? Viram? Gostaram? Deixem os vossos comentários!
Comentários