Ainda sei o que vi no ano passado (porque tenho TV Time)🎥🍿
- Arquivo Sáfico

- 17 de jan.
- 8 min de leitura

Conforme "disse" no post de dia 3, fiquei de vos trazer a lista de filmes sáficos que vi em 2025. Cá vai ela:
Filmes Sáficos vistos em 2025:
É um filme de futebol, é da Suécia e de 2023. Aparentemente vi em 11 de janeiro de 2025. Recordar este filme dá-me vontade de jogar FM. É sobre Mila e Kia, duas melhores amigas que jogam juntas na mesma equipa desde sempre. Com as descobertas da adolescência a Kia começa a interessar-se mais por rapazes do que pelo futebol e a Mila sonha em fazer carreira e não se interessa por rapazes de todo. As protagonistas acabam por seguir vidas diferentes quando a Mila muda de clube e localidade. Para quem viu, na cena final nas bancadas do estádio onde a Mila estava a jogar, fiquei a pensar que elas eram namoradas. Também acharam???
É uma curta. Que pelos vistos vi no mesmo dia que o filme anterior (ou simplesmente registei os dois no mesmo dia??). Também já não me lembro de que se trata... mas tenho a sensação de que era fofa, não sei bem porquê.
É um filme sobre a cantora queer Gianna Nannini que me surpreendeu bastante porque não conhecia, mas lá pelo filme surgiu uma música que fiquei com a sensação de que já tinha ouvido antes, chamada "America". Este, supostamente, vi no dia 12 de janeiro.
Nova & Alice (2024)👍
Mais um filme visto no dia 12. Também sobre música, mas este não é biográfico. Só me lembro que na altura me fez lembrar de um livro brasileiro com um plot parecido, mas que também não me lembro qual (Se algum vos vier à mente, deixem nos comentários!). 😬😅Ah, e que a atriz que faz de Nova (nome da personagem) é gira e quando fui procurar mais trabalhos dela vi que também esteve na série "Vikings".
E passamos a fevereiro. Este vi (ou registei) no dia 23 de fevereiro. É o primeiro desta lista que digo já que não gostei, não recomendo e nem a Aubrey Plaza salva este filme. Os anteriores tenho a sensação de que gostei de todos, embora não tenha adorado particularmente nenhum.
Este já foi visto em março. Muito fofo e dos poucos filmes sáficos com representação negra que conheço, que se foque num romance leve. É muito importante termos filmes com representação negra que abordem o racismo e a violência que existe. Mas também é muito importante haver filmes com representação negra que sejam simplesmente um romance fofinho como este.
Fried Green Tomatoes (1991) 🤙
Em 19 de abril de 2025 finalmente vi o Fried Green Tomatoes. Sempre vi este filme nas listas de filmes lésbicos/sáficos e há muito que o queria ver. Mas não achei tão lésbico assim... Claro que temos o longing... os olhares, etc., o subtexto está lá, mas... soube a pouco. É um bom filme, mas a relação delas é retratada mais como uma "amizade muito próxima" do que como uma relação amorosa entre duas mulheres. Não sei o que estava à espera de um filme de 1991.
The Hunger (1983) 🤙
Outro que também estava na minha lista há séculos e que também vi em abril (dia 20) e que também estava à espera de mais. É um filme de terror, logo não esperem romance. Muito bonito visualmente e adorei a aura misteriosa e a atuação da Susan Sarandon. Já nem me lembro porque não gostei tanto assim, mas fiquei mesmo com essa sensação. Acho que foi maioritariamente uma questão de expetativas. Tem uma cena de beijo e é de 1983. Porque é que o de 1991 não teve? 🥲
The Duke of Burgundy (2014)🤙
Mais um filme visto em abril (29). Este é um que quero rever porque para além de não me recordar bem, não o cheguei a ver completo, visto que houve partes em que adormeci (já era tarde) e quando acordei parecia que estava na mesma cena e que era tudo um loop que me deixou muito confusa. Tenho de rever, mas a sensação com que fiquei relativamente a este filme que aborda BDSM, foi que neste jogo de submissão/dominação pareceu-me que a suposta dominante é que se submetia a algo que nem parecia querer assim tanto. Mas como disse, adormeci e tenho de rever, posso estar redondamente enganada a a atirar completamente ao lado.
La llamada/Holy Camp! (2017)🤙
O que dizer deste filme? Bom, bom, não é... mas é aquele mau que dá para rir e que eu acabo a gostar por ser divertido. Vi no dia 30/04. Passa-se num acampamento de verão católico. Acho que só uma das protagonistas era queer e que acabou a beijar uma das freiras. Mas as cenas mais wtf e engraçadas de tão ridículas creio que foram com a outra protagonista. É muito campy indeed.
Este filme também estava na minha lista há imenso tempo. Vi a 15 de junho. É muito bom. Mas difícil de ver às vezes. Começa com uma frase da Audre Lorde ("Wherever the bird with no feet flew, she found trees with no limbs") e com uma cena num bar lésbico. Faz pensar em como por vezes estes espaços queer são os únicos em que uma pessoa se sente aceite e pode conhecer outras pessoas queer, mesmo que até aqui nos possamos sentir deslocadas. Um pequeno refúgio efémero até voltar a casa e à não aceitação familiar. Ou aos comentários da rua, da escola, por aí. A cena com a mãe antes do poema é de partir o coração. O poema final é tão forte e certeiro, doloroso, mas libertador. Reminder para todas as pessoas que tiveram de se afastar de familiares homofóbicos: "I'm not broken. I'm free".
Ammonite (2020)👍
Bem, nem sei o que escrever no resto dos filmes depois de recordar o Pariah... 😅 Nem me lembro muito bem do Ammonite. Tinha paisagens bonitas. Vi a 21 de junho. Tem a Kate Winslet e a Saoirse Ronan. Vejam. Se já viram, comentem sobre o que acharam!
Rafiki é um filme queniano que foi proibido no Quénia. Estava para ver este filme desde novembro de 2018 😬, altura em que adicionei ao antigo blog. Finalmente vi, no dia 15 de setembro de 2025 😬. Muito bom. Tem cenas muito fofas mas também tem cenas muito violentas. O final transmite esperança, apesar de tudo. Pelos vistos não vi mais nenhum filme entre 21 de junho e 15 de setembro. Ou se vi, não registei...
Este é o meu filme preferido desta lista! 😍 Mas é de animação... Vi no Queer Lisboa no dia 20 de setembro. Esperei muito pela estreia deste filme. Tinha muitas muitas expetativas. E adorei!! (tal como já tinha dito neste post). Está registado no TV Time a dia 30, porque ainda não estava na app no dia em que o vi. O filme teve a primeira exibição em 2024, e passou numa série de festivais, mas a estreia oficial foi em 2025. Portanto vou contar como um dos únicos dois filmes de 2025 que vi até este momento. Talvez faça lista de filmes sáficos lançadores em 2025 num dos próximos posts. E escolha alguns para ver este ano...
Mais um filme de 2025 visto em 2025, como todos os que vêm a seguir. E mais um filme de que não gostei. Que por acaso também tem a Aubrey Plaza. Vi no dia 12 de outubro, em casa de uma amiga, a quem tinha dito "Por mim podemos ver o honey don't mas não deve estar grande chouriço", ao que ela respondeu "I have to watch it though haha", ao que eu respondi "exato". 😅Tanto tempo que já perdi a ver filmes maus só porque eram sáficos 🥲No final a sensação foi mesmo a de dizer a quem quiser ver: "Honey. Don't". Gostei da Honey (Margaret Qualley). Façam um spin-off dela e da Chère (Lera Abova). E também espero que a Aubrey tenha personagens bem melhores nos próximos filmes sáficos que fizer.
Stone Cold Fox (2025) 👎
Este vi no dia 3 de dezembro, com a mesma amiga do anterior. Também não gostei. Segunda em princípio vamos ver o "Hedda" (2025). Espero que seja melhor do que estes 😅
Sobre estes dois últimos dois filmes do ano, já falei no primeiro post deste ano. 😁
E foram estes os 18 filmes sáficos (17 + 1 curta) que andei a ver em 2025. Adorei ❤️ 1, gostei muito👌 de 2, gostei 👍de 7, gostei mais ou menos 🤙de 5 e não gostei 👎de 3. Na verdade não sei se confio totalmente nestas "avaliações", porque já não me lembro super dos filmes todos e alguns que estão a 👍podem ser 🤙e vice versa.
Não foram assim muitos. E séries vi menos ainda.
Vi "The Hunting Wives" (2025). Não gostei. Vá gostei mais ou menos, mas não gostei. 😅 Não percebo a panca de tanta mulher cegamente derretida por esta série pela internet fora. É verdade que apesar de não ter gostado também não consegui parar de ver... é bem "entertaining" e também é sexy. Mas a maior parte da série estava do género "Porque é que estou a ver uma série cheia de gente republicana que adora armas?!?!? E agora crime. E agora um marido de merda. E agora outro marido de merda. E agora sáficas tóxicas também. Ok, agora é sexy. Ok, continua tóxico. E agora ainda por cima andam com adolescentes. E agora quem é que a matou? E agora vai incriminá-la. E agora, que vai acontecer a seguir?" Portanto anda tudo derretido por uma criminosa tóxica que engravidou de um menor e incriminou a amante. É este o nosso ship... E para ser este o ship que mais andou (tirando os GL's) a derreter os corações das sáficas pela internet fora, é porque a representação sáfica na media anda mesmo má... Portanto, não gostei, achei problemática, mas também é só uma série. Dá para entreter (tirando a parte de ela andar com menores e ainda por cima os convidar lá para casa quando está lá com a outra. Nojento). Mas esta porcaria de série vicia mesmo, que continuo a querer saber o que vai acontecer a seguir. Mas não é boa... Vi a 4.ª temporada de "Hacks". Adoro esta série! Também tem as suas cenas tóxicas 😅 Mas é uma excelente comédia! Vi a 2.ª temporada de "XO, Kitty". É muito fofinha, mas mais infanto-juvenil. Gostava de ter visto séries como esta mais cedo. Vi "King of Drag", a primeira competição deDrag Kings desde sempre!!
Não sei se é sáfica ou não, porque só vi 4 episódios e parei, mas também descobri em 2025 que a Erica Linder ("Below her mouth", 2016) aparece numa série portuguesa de 2019, chamada "Lisboa Azul" A série é muito parada e não voltei a pegar nela e já nem me lembro do que aconteceu nesses 4 primeiros episódios, mas achei super random a Erica Linder aparecer numa série portuguesa.
Para terminar o post, deixo-vos mais algum dos filmes que estou para ver há imenso tempo mas ainda não foi em 2025:
Rainha Christina (1933)
The Children's Hour (1961)
Heavenly Creatures (1994)
As Horas (2002)
A Jovem Rainha (2015)
Tell it to the bees (2018)
Wild Nights with Emily (2018)
E devo ter mais, mas estes são os que me lembrei agora. A ver se é este ano que os vejo!! Em 2026 também vou querer ver a curta "The Lovers" que sai finalmente no Verão!!
E vocês, que filmes/séries sáficas andaram a ver em 2025? Que acharam destes? Que recomendam? Deixem as vossas respostas nos comentários! 😁









Comentários